CONSULTAS REGULARES

Por que são importantes as consultas regulares ao dentista?

As consultas regulares ao dentista são importantes porque ajudam a manter sadios os seus dentes e gengivas. Você deve visita-lo regularmente, pelo menos a cada 6 meses.



O que ocorre durante a consulta?

A consulta ao dentista inclui duas partes. Uma é o controle e a outra é a limpeza.



O Controle

Um profissional verificará se há cáries, placa ou tártaro. A placa é uma camada clara e pegajosa de bactérias. Se não for removida, se solidifica e se converte em tártaro. Este não pode ser removido com a escovação, tampouco utilizando fio dental. Se forem formados a placa e o tártaro nos seus dentes, eles podem causar doenças bucais. Depois examinará a sua gengiva. Isto será realizado com um instrumento especial para medir o espaço entre os dentes e as gengivas. Em gengivas sadias, os espaços são pouco profundos. Quando existe uma doença bucal, os espaços são mais profundos. O controle deve incluir também a língua, garganta, rosto, cabeça e pescoço, a fim de identificar algum sinal de problema, inflamação ou câncer.



A Limpeza

A escovação e o uso de fio dental podem eliminar a placa, mas não é possível eliminar o tártaro em casa. O dentista usará, durante a limpeza, instrumentos especiais para removê-lo dos dentes. A isto se chama raspagem. Depois de raspar os seus dentes, eles podem ser polidos. Na maioria dos casos, usa-se um creme dental mais abrasivo que ajuda a remover qualquer mancha superficial dos seus dentes. O último passo é o uso do fio dental. O dentista usará o fio dental para certificar-se de que as áreas entre os dentes estejam limpas.



O que você deve fazer entre as consultas?

Certifique-se de cuidar dos seus dentes e gengivas entre as suas consultas regulares ao dentista. A placa está constantemente se formando nos seus dentes. Mas você pode se desfazer dela escovando os dentes e usando o fio dental regularmente.
A seguir, alguns conselhos para um bom cuidado bucal em casa:
Escove seus dentes pelo menos duas vezes ao dia. Certifique-se de usar um creme dental que contenha flúor.
Utilize fio dental pelo menos uma vez ao dia.
Um antisséptico bucal para eliminar a placa bacteriana. Isso também lhe ajudará a refrescar o seu hálito.