Dor de cabeça nas crianças

18/10/2013

Dores de cabeça nas crianças podem estar relacionadas também a problemas odontológicos.

Cada vez mais as crianças também são atingidas por problemas desconfortantes anteriormente conhecidos apenas por adultos, como a ansiedade. A incidência deste mal nas crianças pode acarretar outros problemas como o bruxismo, o sonambulismo, o terror noturno, sono inadequado e suas consequências para o dia seguinte.

O bruxismo, pode ser definido como o ranger e apertamento dos dentes. Ele ocorre devido a um excesso de atividade da musculatura mastigatória e pode estar ligado diretamente com as dores de cabeça. Segundo estudos de alguns centros pediátricos de renome, o bruxismo pode ser considerado como um dos principais causadores de cefaleias tensionais e até de episódios de enxaqueca na infância.

Para o Dr. Guaracy Perin Jr., especialista em ortodontia e ortopedia facial, o surgimento do bruxismo em crianças e adolescentes é ocasionado principalmente pela ansiedade, e algumas vezes por doenças alérgicas, como a rinite. “As crianças que são mais ansiosas ou hiperativas tem mais probabilidade de apresentarem quadros de dor de cabeça, principalmente pelo apertamento dos dentes durante a noite”, afirma o especialista. Já as crianças rinitosas parecem ser – há um estudo de um médico alergista americano sobre o assunto – três vezes mais propensas a fazer apertamentos noturnos.

Geralmente as crianças e adolescentes que apresentam este quadro de ranger noturno também são portadores de anomalias dento faciais, como predisposição e ter os dentes e arcadas dentárias em posições incorretas. “Este encaixe incorreto pode causar dores musculares no rosto e nas têmporas, dores de ouvido e até disfunção nas articulações craniomandibulares”, afirma o Dr. Guaracy.

“Todos estes sintomas se caracterizam por ser também uma alteração ortopédica do crescimento do rosto, que deve ser tratada precocemente, para evitar futuras alterações do bem-estar e qualidade de vida na adolescência e depois na idade adulta”.